27/07/2024
0 0

A Capital do Xaxado se rende ao gingado das manifestações de matrizes africanas e sedia 1ª COPA VALE DO PAJEÚ DE CAPOEIRA Brasília nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, com diversas atividades e a presença do mestre Claudio Jabiraca, de Teresina (PI), além da supervisão do Mestre Burguês, que são referências no Brasil. O evento pretende divulgar conhecimentos e técnicas tradicionais das raízes do sertão que tiveram influencias dos ancestrais escravizados que vieram da África, por meio de oficinas, rodas de diálogo e vivências, além de campeonato, batizados e trocas de graduação, com apresentações artísticas de cultura popular tradicional.

“Esses momentos tendem um fortalecimento dos grupos participantes, gerando uma convivência harmoniosa e respeitosa entre diferentes segmentos étnicos, etários e de gênero. Essa sensibilização do público, principalmente dos novos integrantes, é fundamental à construção da sua autoestima e da sua identidade, em um processo de estreitamento de irmandade e de enriquecimento e valorização de identidade cultural da comunidade capoeirística”, explica o Mestre Suco, organizador do evento.

Toda programação será na Quadra da Rua 10 (Bom Jesus) e Museu do Cangaço (Estação do Forró), com uma previsão de cento e cinquenta participantes das cidades da região do Pajeú. “O Pajeú, tem notoriedade pela poesia e dança, traz na esteira de sua história uma forte presença dos negros, e é justamente nesse ponto que parte toda robustez e pujança da arte e da cultura na região”, explica o Presidente da Fundação de Serra Talhada, Anildomá Willans de Souza.

1ª COPA VALE DO PAJEÚ DE CAPOEIRA tem o apoio da prefeitura de Serra Talhada, através da Fundação Cultural de Serra Talhada, Secretaria de Esportes e a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Cidadania.

Previous post Serra Talhada receberá o 15º Encontro Nordestino do Xaxado
Next post Debate sobre a Lei Paulo Gustavo