Evento atrairá grupos de xaxado de todo o Nordeste e convidados do Sul e do Norte do Brasil.

Shows, oficinas de dança, feiras de artesanato local, mostra de comedoria sertaneja e passeios turísticos. Tudo isso está previsto na programação do 15º Encontro Nordestino do Xaxado, que ocorrerá do dia 10 ao dia 13 de novembro, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, Pernambuco. E o evento não acontecerá em um só lugar, vai ter polo na  Estação do Forró, na Feira Livre da cidade, em escolas públicas, no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu o cangaceiro Lampião, e na Fazenda Pedreira.

O Encontro Nordestino do Xaxado foi realizado pela primeira vez há 20 anos, em 2002, e tornou-se um dos mais importantes do interior do estado. De acordo com Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião e produtora do evento, esta 15ª edição foi planejada para ocupar os espaços emblemáticos na batalha cultural de Serra Talhada.

Na Estação do Forró, principal polo de apresentações, está instalado o Museu do Cangaço, o Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano e a Academia Serra-talhadense de Letras. O Pátio da Feira Livre  tem uma relação estreita com a história do grupo Cabras de Lampião, foi onde tudo começou, onde fizeram a sua primeira apresentação. As escolas são lugares que sempre abriram as portas para que pudéssemos ensaiar, nos reunir e construir essa história. E o Sítio Passagem das Pedras é uma expressão de conquista por espaço de qualidade para fruição de produção artística”, explicou ela.

Os grupos que foram selecionados e convidados são grupos que têm trajetória de luta e resistência em suas cidades e região, que conhecemos nas estradas da cultura, nos festivais e que sempre contribuíram bastante com a nossa caminhada”, acrescentou Cleonice.

Seguindo a programação, visitantes e moradores de Serra Talhada vão poder curtir, por exemplo, as apresentações dos grupos XXXX e participar das oficinas de dança com XXXX.

O 15º Encontro Nordestino do Xaxado é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião e da Agência Cultural de Criação e Produção, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada e com a Fundação Cultural de Serra Talhada. O evento tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco. A programação completa está disponível no site: www.museudocangaco.com.br.

Previous post Seminário Regional para Gestores e Gestoras Públicas de Cultura sobre a Lei Paulo Gustavo
Next post 1ª COPA VALE DO PAJEÚ DE CAPOEIRA